terça-feira, 23 de abril de 2013

A idade da bipedalidade; Parte 4: Bipedalizando


A bipedalidade define a linhagem hominidae e sua origem é controversa. Sobre isso, a Paleoantropologia tradicional concentra-se na passagem das florestas para as savanas, mas há quem diga que a bipedalidade tenha origem ainda nas árvores, onde ter brações bem esticados era interessante para a escalada. Quando viemos pro chão, o mais bacana foi esticar as pernas. 

Tradicionalmente também aponta-se que, uma vez nas savanas, foi importante ficar de pé para avistar os perigos e recursos, assim como parecer mais ameaçador para os inimigos.

Mais recentemente, argumentou-se que o resfriamento acontece melhor em um corpo ereto e apontou-se também a eficiência energética na locomoção bipedal. Já ficou demonstrado, por exemplo, que também para os nossos primos primatas mais próximos, nossos queridos chimpanzés, é mais econômico andar de pé. 
Uma hipótese especialmente afetuosa alega que com as mãoes livres, podemos carregar melhor as comidas e os bebês. Observaram também que de pé temos mais força para chutar e arremessar do que de cócoras. E podemos perguntar: o uso das ferramentas trouxe a bipedalidade ou a bipedalidade trouxe as ferramentas? O que veio antes?

Há ainda duas hipóteses radicais e controversas e por isso mesmo, bem interessantes.  Uma delas defende que a bipedalidade veio de uma fase aquática dos nossos ancestrais (Alister Hardy) e outra alega que a linhagem hominidae é única e não tem um antepassado comum com os primatas (Richard Leakey). 

O mais provável, entretanto, é que seja um pouco de tudo isso, junto e misturado.

3 comentários:

  1. Oi, Frederico. Legal esta introdução. Só pra esclarecer o termo 'hominidae' hoje é considerado como englobando todos os grandes primatas sem cauda ('great apes'), como orangotangos, gorilas, chimpanzés, bonobos,além de nós, Homo sapiens, e nossos parentes já extintos da subtribo hominina.
    --------------------------
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hominidae
    Perelman P, Johnson WE, Roos C, Seuánez HN, Horvath JE, et al. (2011) A Molecular Phylogeny of Living Primates. PLoS Genet 7(3): e1001342. doi:10.1371/journal.pgen.1001342 - http://www.plosgenetics.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pgen.1001342;jsessionid=F7F05B2A240EBF4A85A0AE322C9846AF
    http://images.sciencedaily.com/2011/03/110317172047-large.jpg

    Recomendo bastante a intro do projeto Scitable da Nature:

    Pontzer, H. (2012) Overview of Hominin Evolution. Nature Education Knowledge 3(10):8 -http://www.nature.com/scitable/knowledge/library/overview-of-hominin-evolution-89010983
    Van Arsdale, A. P. (2013) Homo erectus — A Bigger, Smarter, Faster Hominin Lineage. Nature Education Knowledge 4(1):2 -http://www.nature.com/scitable/knowledge/library/homo-erectus-a-bigger-smarter-faster-hominin-97879043

    ResponderExcluir
  2. Olá, Véras! Que bom você inaugurando os comentários! Toda essa peleja é só pra isso. Obrigado! Sobre a "linhagem hominidae", estaria mais correto o termo família, né? Pensando em uma linhagem só nossa, seria Homininae ou Homo, certo? Em todo caso, a bipedalidade ou proto-bipedalidade não é O que caracteriza a família Hominidae?

    ResponderExcluir